Histórias de Uma Mala Só

 

   Prêmio Tibicuera de Melhor Atriz 2009 para Elisa Lucas! 

Temporada de 2009 em Porto Alegre – RS

 

 

"Histórias de uma mala só" com Elisa Lucas e Vinícius Petry

SINOPSE

Uma viajante com “uma mala só” percorre vários lugares, onde só a imaginação pode nos levar. Em cada lugar que passa, encontra uma história diferente.

A viajante parte de trem para a Cidade do Vai e Vem e encontra a história A Menina que sonhava em Ser Bailarina, em que uma menina pobre sonha em ser bailarina e realiza seu desejo com poesia e criatividade. Pega um avião e aterrissa na Terra do Nunca onde vive uma  aventura em O dia em que Sininho salvou Peter Pan, recriação a partir das personagens do clássico inglês.

Para voltar para casa, a viajante embarca em um navio e é na própria nau que se passa a história O Menino e o Mar, onde um menino enfrenta a intocável Bruxa do Mar que adormece toda uma tripulação em uma noite de tempestade, provando que para todo mal há uma saída.

Ao chegar em casa, a viajante percebe que uma mala nunca volta a mesma e que quanto mais lugares conhecemos, mais amigos fazemos, mais histórias temos para contar e o mais importante: mais crescemos.

O espetáculo tem dramaturgia e atuação de Elisa Lucas, que se reveza em narradora e personagens. A transição entre as histórias se dá através da trilha sonora original composta por Vinicius Petry, executada ao vivo. Com três indicações ao Prêmio Tibicuera de Teatro Infantil do RS: Melhor Trilha Sonora para Vinicius Petry e Melhor Atriz e Dramaturgia para Elisa Lucas, a peça recebeu o Prêmio Tibicuera de Melhor Atriz de Teatro Infantil (2009).

 

"Histórias de uma mala só" com Elisa Lucas e Vinícius Petry

CONCEPÇÃO: POUCOS OBJETOS EM CENA, FICÇÃO E IMAGINAÇÃO!

A Arte de Contar Histórias e viajar com elas. Motivados pela possibilidade de viajar através de histórias e construir no palco um universo onde tudo é possível, como as crianças quando brincam, Elisa Lucas e Vinícius Petry mergulharam no universo dos contadores de história para construir a ficção na cena teatral. De dentro da mala a narradora/viajante tira todos os objetos e os personagens que compõem cada uma das três historias. O espectador/viajante é levado a lugares onde só se pode chegar através da imaginação.

 

"Histórias de uma mala só" com Elisa Lucas e Vinícius Petry

FICHA TÉCNICA

Atuação e dramaturgia: Elisa Lucas
Direção, iluminação e trilha sonora: Vinicius Petry
Coreografia: Tatiana Miekzarski
Adereços: Maura Sobrosa e Marco Fronckowiak
Arte Gráfica: Ressoli Moreira
Realização: Grupo Capitu
Duração: 50 minutos
Classificação etária: Espetáculo recomendado para público de 04 a 10 anos.
Limite de público por apresentação: 1.000 pessoas

 

 

Teatro_Historias de uma mala só_Vinícius Costa (3)APRESENTAÇÕES REALIZADAS

Temporadas em Porto Alegre| Festival Palco Giratório SESC-RS 2010 | Circuito SESC-RS 2010 | Circuito Sesi Crescendo com Arte 2010 | 18º Porto Alegre em Cena | Projeto Palco 13 – Infantil | Circuito Teatro a Mil 2011 e 2012 | Caminhão Sesc RecreArte –  2013/2014 | Projeto Casa de Artes Villa Mimosa (Canoas) | Projeto Verão Cultural 2017 (Cassino) | Projeto Arte em Cena – Sesc Presidente Prudente (SP) | Participação em várias Feiras do Livro do RS | Apresentado em 60 cidades do RS.

 

 

"Histórias de uma mala só" com Elisa Lucas e Vinícius PetryNECESSIDADES TÉCNICAS

Tempo de Montagem: 03 horas antes do espetáculo.
Tempo de Desmontagem: 01 hora

SONORIZAÇÃO

(para público inferior a 300 pessoas não existe necessidade, pois a trilha é executada ao vivo)

01 mesa de som com no mínimo 06 canais;
Amplificação de som compatível com o local;
01 microfone auricular;
02 microfones com pedestal (uma para voz e um para percussão);
01 canal de linha para o violão (ideal com Directbox);
01 microfone de lapela sem fio;
02 caixas de retorno (conforme o tamanho do espaço).

ILUMINAÇÃO

TEATROS:
8 Fresnéis;
8 PC;
1 elipso;
1 rack de luz de 16 canais;
1 mesa de luz de 16 canais.

ESPAÇOS ALTERNATIVOS:
3 Torres ou Q30;
12 lâmpadas P.A.R. foco # 5;
04 PC;
1 rack de luz de 12 canais;
1 mesa de luz de 12 canais;
Fiação correspondente a área do local.

IMPORTANTE: Para apresentações em espaços alternativos é necessário confirmar a capacidade elétrica para a ligação do equipamento de luz, evitando danos e problemas durante a montagem. Capacidade mínima: 25000 w, 220v.

ESPAÇO CÊNICO

Medidas Mínimas do Espaço: Largura: 4m Profundidade: 3m Altura: 3m

O espetáculo se adapta a diferentes espaços.

CENÁRIO

Um banco de madeira;
Uma cadeira de madeira;
Uma mala medindo 0,80 cm x 0,40 cm;

ESPECIFICAÇÕES DO CENÁRIO (peso e volume):
Peso total do cenário: 20 kg.
Volume: 1,20 m x0,50 m x 0,50m.

EM VIAGEM

Transporte (VAN ou Sprinter), alimentação e estadia (este último, quando necessário) para 03 pessoas (avião para viagens interestaduais).

 

"Histórias de uma mala só" com Elisa Lucas e Vinícius Petry

DRAMATURGIA DE HISTÓRIAS DE UMA MALA SÓ – Teatro para crianças

 

Post twitter-Hist_rias de uma mala s_

O Coletivo As DramaturgA convida para o lançamento de 13 obras no dia 17 de novembro de 2018, na Feira do Livro de Porto Alegre, a partir de uma iniciativa da editora EDIPUCRS com o coordenador editorial Antonio Carlos Hohlfeldt. O evento acontecerá às 19 horas, com sessão de autógrafos no Memorial do Rio Grande do Sul. A linha editorial será composta por 13 livros, sendo cada um deles dedicado a uma das autoras do Coletivo e podendo ser adquirido separadamente ou em conjunto.

Dentre as autoras publicadas está Elisa Lucas, que lança a dramaturgia de Histórias de Uma Mala Só (teatro para crianças). Segundo o ator, dramaturgo e Professor de Teatro Marcelo Adams, que assina o prefácio: “A leitura de Histórias de uma mala só, de Elisa Lucas, revela, com toda a clareza, tratar-se esse texto de “teatro para crianças” mais do que uma peça escrita, mas um sugestivo roteiro de encenação.” Para maiores informações, clique aqui!

 

Anúncios