Pesquisa

62b9b-29-054de44

Grande parte da trajetória artística de Elisa Lucas está relacionada à Pesquisa Prática em Artes Cênicas. Os saberes técnico/artísticos desenvolvidos são compartilhados através de apresentações dos espetáculos, mostras de processos,  demonstrações, palestras, comunicações e oficinas. Aqui você encontra informação sobre algumas pesquisas e publicações com relatos e registros. Para maiores detalhes, acesse o Currículo Lattes da pesquisadora, clicando aqui >> 

 

PESQUISAS REALIZADAS

 

  • Lo Profano y lo Sagrado en el proceso de creación dramatúrgica del actor a partir del personaje de María Magdalena: Interrelación entre Teoría y Praxis Escénica (2011 – 2016). Pesquisa teórico-prática realizada na Universidade de Sevilha, durante o Doutorado em Ciências do Espetáculo, orientada pela Prof.ª Dra. María Concepción Pérez Pérez. Enfocou o Sagrado e o Profano na figura feminina a partir da personagem bíblico-literária-legendária Maria Madalena e sistematizou o Processo de criação dramatúrgica do ator. Teve apoio da CAPES, do Cáritas de Sevilha e do Fundo de ajuda para as Artes Cênicas Ibero-americanas – IBERESCENA.  O texto/espetáculo A Dama dos Evangelhos é um dos resultados da pesquisa.

  • Procesos de creación dramatúrgica del actor: Del personaje al texto, del texto a la puesta en escena. (2008 a 2010): Pesquisa teórica realizada na Universidade de Sevilha, para obter o DEA (Diploma de Estudos Avançados) em Ciências do Espetáculo, convalidado como Mestrado em Artes Cênicas na UNIRIO. Orientação: Prof. Dr. Rafael Portillo García. O estudo permitiu a compreensão de que o processo de criação dramatúrgica realizado por atores e diretores é diretamente responsável por um novo conceito de dramaturgia. Durante essa pesquisa, foi criado o texto/espetáculo infantil Histórias de Uma Mala Só.

  • O processo de criação dramatúrgica do ator a partir da transposição cênica de uma personagem literária (2003-2004). Orientação: Roberto Birindelli. Pesquisa realizada como Trabalho de Conclusão do Curso de Artes Cênicas da UFRGS e que resultou no monólogo Confesso que Capitu, baseado em Dom Casmurro de Machado de Assis;

  • As técnicas corporais do gaúcho e a sua relação com a performance do ator / dançarino (2001 – 2003). Orientação: Prof.ª Drª Inês a. Marocco. Bolsista PIBIC CNPQ. Práticas adquiridas: Acrobacia, Análise de Movimento, segundo o Sistema Pedagógico de Jacques Lecoq. UFRGS.

 

PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA

 

LUCAS, E. M. Uma Criação Dramatúrgica a partir da Transposição Cênica da Personagem Capitu de Dom Casmurro. REPERTÓRIO: TEATRO & DANÇA (ONLINE), v. 21, p. 105-117, 2013.

 

CONCEICAO, L. D. ; SILVA, M. A. ; LUCAS, E. M. ; PEREIRA, N. C. ; PASSOS, L. A. ; REZENDE, M. A. ; CINELLI, C. ; SIMIONI, F. ; VASCONCELLOS, F. B. ; ROSA, G. R. ; MELLO, L. G. ; GAIGER, P. ; Joziléia Daniza Jagso Inácio ; SILVA, S. M. V. ; JUNQUEIRA, R. D. Gênero e diversidade: debatendo identidades. 01. ed. São Paulo: Perse, 2016. v. 01. 250p.

 

LUCAS, E. M.; CATANI, B. ; CORNAGO, O. ; CARRERA, X. ; RUBIANO, F. ; AVILA, R. ; MOREIRA, A. ; MONTENEGRO, J. F. M. ; MORA, J. M. ; HIRIART, B. ; KIRCHHAUSEN, M. ; OVALLE, E. ; PEVERONI, G. . Dramaturgia de Iberescena – Antologia. 01. ed. Coyoacán: Paso de Gato, 2012. v. 01. 435p.

 

RESUMOS PUBLICADOS EM ANAIS DE CONGRESSOS

 

LUCAS, Elisa Martins; COLIN, Daniel; OLIVEIRA, Andressa de; TOSTA, Carla; FELIZARDO, Cristina Kessler. Orientadora: MAROCCO, Inês Alcaraz. A Verificação de um Sistema de Treinamento para o Ator / Dançarino através de uma Criação Artística. Em: XV SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA SIC, XII FEIRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 2003,  Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Porto Alegre, Brasil. Anais: XV Salão de Iniciação Científica SIC. XII  Feira de Iniciação Científica 2003. Porto Alegre, Brasil.

 

 

LUCAS, E. M.; COLIN, D. S. ; FELIZARDO, C. K. ; MAROCCO, I. A. ; OLIVEIRA, A. C. F. ; SANTOS, L. A. ; TOSTA, C.  Sistema de treinamento para o ator/dançarino fundamentado nas técnicas corporais do gaúcho campeiro. In: XIV Salão e XI Feira de Iniciação Científica da Universidade do Rio Grande do Sul, 2002, Porto Alegre. Livro de Resumos Iniciação Científica 2002. Porto Alegre: UFRGS, 2002. p. 903-903.

 

COLIN, D. S. ; FELIZARDO, C. K. ; LUCAS, E. M. ; OLIVEIRA, A. C. F. ; SANTOS, L. A. ; MAROCCO, I. A. . As Técnicas Corporais do Gaúcho e a sua Relação com a Performance do Ator/Dançarino. Em: XIII Salão de Iniciação Científica – UFRGS, 2001, Porto Alegre. Livro de Resumos XIII Salão de Iniciação Científica – UFRGS. Porto Alegre: UFRGS, 2001. p. 619-619.

 

PREMIAÇÃO

 

  • 2013: Prêmio IEACen; Edital SEDAC nº 41/2012 – Edital de Concurso Pró-cultura RS FAC das Artes pelo Projeto A Dama dos Evangelhos: Pesquisa, Dramaturgia e Criação, Secretaria de Estado da Cultura do RS – Pró Cultura-RS.

  • 2010: Prêmio Tibicuera Melhor Atriz de Teatro Infantil de 2009, Coordenação de Artes Cênicas – Centro Municipal de Cultura de Porto Alegre (CAC-CMC).

  • 2010: Ayuda a Procesos de Creación Dramatúrgica en Residência de Iberescena 2010. Projeto O Profano e o Sagrado na Figura Feminina.

  • Edital de Intercambio e Difusão Cultural MINC – Diário Oficial da União – Portaria Nº 221, de 25 de maio de 2010. Ministério da Cultura.

  • 2002: DESTAQUE DA SEÇÃO DE ARTES no XIV Salão de Iniciação Científica SIC. Porto Alegre, Brasil; pela apresentação do trabalho: SISTEMA DE TREINAMENTO PARA O ATOR/ DANÇARINO FUNDAMENTADO NAS TÉCNICAS, XIV Salão de Iniciação Científica SIC. UFRGS.

Anúncios